30 setembro 2009

Educação sem Barreiras - As Superações de um professor Cego

Alunos do ensino médio e fundamental  tem aulas com professor cego de nascença.

Equipe do programa Cruzeiro Educação localiza na Cidade de Apiaí (224 km de Sorocaba) o professor Vagner Alexandre Arruda, professor de História da rede pública Estadual.
Vagner seria mais um dos 266.118 professores da rede pública estadual,  não fosse pelo fato de ser cego de nascimento, com mais de 120 alunos entre o ensino fundamental e médio.
“Não tenho a visão, mas tenho voz, e é o que preciso para passar meus conhecimentos aos alunos”.  Cruzeiro Educação passou um dia em Apiaí ouvindo alunos, dirigentes e outros professores para saber como é o convívio com Vagner.
Segundo a diretora Maria do Carmo, o grande debate é a adaptação das escolas e dos professores com os alunos portadores de deficiência, mas pouco se fala da adaptação do professor deficiente físico.
Isabella Reis, repórter responsável pela matéria, comenta a emoção: “Fiquei surpresa em ver um professor que supera todas as dificuldades, se coloca como uma pessoa capaz e mostra que, além de conseguir, é querido e respeitado principalmente pelos alunos. Vagner é uma lição de vida de esperança”, conclui Isabella.
A reportagem com o professor Vagner, seus alunos e colegas de trabalho vai ao ar nesta quinta-feira, 01 de outubro, das 14h às 15h, no Cruzeiro Educação, pelos 92,3 MHz da rádio Cruzeiro Fm.



Isabella Reis conversa com Noemi, aluna de Vagner



Isabella Reis ouve Márcio Morato, aluno de Vagner



Maria do Carmo, diretora de uma escola onde Vagner deu aulas de espanhol



Vagner Arruda, professor cego, em visita a uma rádio de Sorocaba

0 opiniões:

Postar um comentário